As geleias cítricas são um verdadeiro sucesso na culinária. Muitas pessoas adoram e as preparam para consumo próprio ou para a comercialização. Um ingrediente indispensável no preparo das geleias é a pectina cítrica. Neste artigo abordaremos de forma detalhada o que é a pectina cítrica, seus benefícios e algumas sugestões de receitas de geleias cítricas.

O que é a pectina cítrica?

A pectina é uma fibra solúvel encontrada naturalmente em algumas frutas como maçã, laranja, tangerina, limão e alguns vegetais como beterraba, cenoura e batata. Esta fibra proporciona diversos benefícios para a saúde e atua como laxante natural.

Este componente atua como poderoso laxante natural, pois ajuda a melhorar a flora intestinal e auxilia no combate à prisão de ventre. A indústria alimentícia também utiliza a pectina cítrica líquida como geleificante, espessante e estabilizante. Para o uso doméstico a mais recomendada é a pectina em pó, de manuseio mais simples e com menos margem para erro.

Para que serve a pectina e como é utilizada?

A pectina cítrica possui uma textura muito semelhante a de geleias, por isso é amplamente utilizada em preparos mais cremosos como geleias cítricas, sucos de frutas concentrados e produtos lácteos como iogurtes, a fim de proporcionar essa  textura.

Por ser extraída das frutas, existe uma maneira mais indicada de utilizar a substância quando utilizada  em pó. O ideal é misturar uma certa quantidade ao açucar ou suco de limão, para que, ao entrar em contato com os demais ingredientes a pectina não forme grumos que prejudiquem a textura da receita.

Benefícios da pectina cítrica para a saúde

Este geleificante natural encontrado em algumas frutas e vegetais, e em alguns preparos industrializados cumpre diversas funções benéficas à saúde, inclusive no auxílio à perda de peso. Alguns dos principais benefícios são:

  • Aumento do bolo fecal e hidratação do mesmo, ajudando a eliminar fezes e equilibrar a flora intestinal;
  • Aumento da sensação de saciedade, pois ajuda o estômago a se esvaziar mais lentamente, o que pode contribuir para a ingestão de menos alimentos e auxiliar na perda de peso;
  • Atua como um prebiótico, alimentando as bactérias presentes no trato intestinal;
  • Auxilia na redução do colesterol, pois ajuda a eliminá-lo através das fezes com a ajuda das fibras;
  • Auxilia no controle glicêmico, pois diminui a retenção de glicose nas vias sanguíneas.

Além de todos estes benefícios, a pectina ainda auxilia na prevenção do câncer de cólon, pois atua como anti inflamatórios naturais no trato intestinal.

Quais são os efeitos adversos do consumo da pectina?

A pectina não possui contraindicações, mas seu consumo em excesso pode aumentar a produção de gases e causar distensão no abdômen, causando dores e desconforto. Por isso recomenda-se doses diárias controladas.

É importante também informar nos rótulos dos produtos a presença da pectina como um ingrediente presente, para informar aos que possam ter alguma intolerância à substância e possível contraindicação médica em casos particulares.

Receitas de geleias cítricas à base de pectina

Abaixo há uma lista com algumas receitas que contam com a pectina cítrica como ingrediente indispensável, que auxilia no sabor e na textura ideal das geleias.

  • geleia de frutas cítricas com abacaxi, maracujá e limão
  • geleia de abacaxi
  • geleia de maracujá
  • geleia de framboesa
  • geleia de morango
  • geleia de uvas verdes
  • geleia de laranja, tangerina e limão com canela e anis
  • geleia de frutas vermelhas
  • geleia de laranja
  • geleia de frutas cítricas com mel
  • geleia de laranja e limão com estévia
  • geleia de ameixa
  • geleia de amora
  • Geleia de caju

Estas são apenas alguns exemplos de receitas de geleias cítricas, nacionalmente conhecidas e consumidas em grandes quantidades.

A presença da palavra “cítrica” remete automaticamente ao sabor azedo das frutas. E é exatamente este sabor que as classifica como cítrico, pois a grande quantidade de ácido ascórbico é que faz com essas frutas possuam essa característica tão peculiar. O consumo dessas frutas in natura ou como ingredientes de outros preparos como geleias cítricas é uma maneira excelente de usufruir de todos os seus benefícios.

As frutas cítricas são ricas em vitaminas A, C e E e antioxidantes, poderosas no combate à gripes, infecções e resfriados, e no aumento da imunidade, além das fibras e outros diversos benefícios pertencentes a cada fruta individualmente. Podem contribuir ainda para a saúde dos cabelos, das unhas e promover a produção de colágeno, proporcionando maior firmeza na pele e nos ligamentos dos músculos.

As geleias cítricas são ótimos acompanhamentos para biscoitos, pães, bolos e são ideais para refeições como café da manhã, lanche da tarde e piqueniques. Seu sabor cítrico combina muito bem também com alguns queijos e com outros alimentos salgados. As combinações podem variar e ser feitas de acordo com as preferências de quem as consome.

Estas são as principais características da pectina cítrica e algumas inspirações de geleias cítricas que são um verdadeiro sucesso na culinária brasileira.

Leave a Reply

Your email address will not be published.